• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
Posted by Felipe Teles - - 1 comentários



Depois de dias sem nem poder respirar direito revolvi dar o ar da minha nobre graça aqui no blog novamente.Blogar pra mim sobretudo é uma forma de relaxar, esquecer um pouco os tormentos da vida.Embora as vezes isso não seja possível.Serve também como forma de desabafo e "N" coisas mais.Essa semana voltei pra facul, tinha rios de trabalho pra fazer, e pra me ajudar tive de viajar no final de semana a trabalho, no fundo até que foi bom, tirando a preocupação em deixar minha "doce" Chloé no hospital, até que eu curti um pouco sair, voltar a ativa.Aproveitei pra por minha vida acadêmica em dia, conheci gente nova, tive novas idéias, enfim voltei cheio de gás pra enfrentar essa nova fase da minha vida.


Essa semana minha mãe marcou um jantar especial com toda família pra comemorar a saída da Chloé do hospital, reuniãozinha básica aqui em casa mesmo, mas dessa vez com seguranças em todas as entradas da casa, precaução!Será um jantar cigano, minha mãe é cigana e sendo assim não podia ser diferente.Acho que nunca havia mencionado esse fato aqui no blog não é?

"Ser cigano é acender uma fogueira no próprio coração para dançar a vida com magia,coragem e paixão."

Aproveitando a ocasião vou postar algumas palavras em Romanês pra vcs conhecerem um pouco mais da nossa cultura.

Romany, romani, ou ainda romanês, é o dialecto usado pelos povos rom e sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de "ciganos" e que na Europa de Leste e Europa Central são conhecidos por tsigane.

Este dialecto pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo lingüístico indo-europeu do norte da Índia e do Paquistão, tais como o sânscrito, o prátcrito, o maharate e o punjabi. A moderna antropologia relacionou a língua romani com as línguas punjabi e potohari, faladas no norte do Paquistão.

Algumas palavras em Romanés
("Teavez Bartalo Sasto Vesto Romale")

Palavra = signifícado; Vitsa = qual grupo se refere.

• Angrosti = anel
• Bartalo = sorte
• Chucar = bonito
• Civca = fita
• Cris = polícia
• Chakano, Thierain = estrela
• Chavoro = menino pequeno
• Chavo = moço
• Cali = preto
• Diclô = lenço
• Dilabal = cantar
• Fakh = leque
• Jag = fogo
• Khan = sol
• Khelav = dançar
• Kaku = tio (vitsa: sirbianco, kalderash)
• Khosli = xale
• Korava = colar
• Koro = pulseira
• Idardi Luludi = Cesta de Flores
• Love = dinheiro
• Lolo = vermelho
• Moosh, Dzéno = homem
• Nano = tio (vitsa:lovará)
• Nais tuke = obrigada (o)
• Pai, Pani = água
• Pe = ar
• Pilen = tomar (bebida)
• Porizen = pandeiro
• Prama = jóia
• Piral = andar
• Rholhaives = zangado, nervoso
• Rom = cigano
• Romi = cigana
• Rugo = rosa
• Saráli = saia
• Shei = menina
• Shon = lua
• Shuckar = bonito(a)
• Tan = terra
• Tchér = bota
• Tchera = mulher
• Tchuri = adaga
• Tsara = tenda, casa
• Traio = vida
• Vast = mão
• Zumavipe = Desafio (Duelo)

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Graças A Deus Deu Tudo Certo.